No dia 05 de dezembro a FUNDAMENTAL participou do treinamento do Sistema de MTR Eletrônico realizado pela FEPAM na FIERGS.

A FEPAM garante vários ganhos ambientais com a inclusão do Sistema, sendo eles uma maior rastreabilidade dos resíduos, aumento de segurança na destinação, centralização das informações e elaboração de relatórios para órgãos ambientais.

As empresas presentes foram convidadas a participar do Projeto Piloto para testar o Sistema. O mesmo deve começar a ser obrigatório na metade do mês de março. Para tanto a Portaria FEPAM nº 34 de 2009 deve ser revogada, sendo criada uma nova Portaria para atender o Sistema.

A Coordenadora Executiva da Fundação que esteve presente, Sra. Bruna K. Kayser da Silva destacou que com o Sistema muitas mudanças virão, algumas que geraram polêmica no treinamento foram que o Sistema controlará tudo em toneladas, assim como no Relatório do IBAMA, os códigos dos resíduos serão alterados, sendo os mesmos do IBAMA e não será mais necessário guardar a via física do MTR.

A FUNDAMENTAL estará acompanhando essas alterações e participando de treinamentos para auxiliar as empresas a se adaptarem ao Sistema.